Lixo zero

5 Passos para produzir menos lixo

Ano novo, metas novas! No final de 2016 me dediquei a aprender mais um pouco sobre meu próprio lixo: de onde ele vem e pra onde ele vai. Isso só gerou uma vontade enorme de viver uma vida lixo zero, buscando alternativas de consumo, aumentando meu cuidado para evitar desperdícios e mudando alguns velhos hábitos.

229
Tirinha do site Um Sábado Qualquer

 

Vou compartilhar com vocês 5 passos básicos que estão me ajudando a me manter mais sustentável no longo prazo. Eu os pratico exatamente nessa ordem:

1 – Recusar – Aprenda a dizer não. Simples assim! Desde aquele monte de e-mails que você nunca lê e enchem a sua caixa de entrada, até o saquinho que te entregam na farmácia, ou os alimentos industrializados que você consome e que são cheios de embalagens. O Brasil produz 63 milhões de toneladas de lixo por ano e a cada ano esse número aumenta. Quanto mais industrializados consumimos, mais embalagens jogamos fora.

2 – Reduzir –  Reduza o que você precisa para viver. Você pode até pensar que precisa de muita coisa, mas isso não é verdade. Analise cada aspecto da sua casa e da sua vida: você usa todas as suas roupas? você realmente precisa de um produto de limpeza para cada canto da casa? você precisa comprar tantos cremes e maquiagem? A resposta para todas essas perguntas é não. A produção de todos esses produtos gera uma quantidade enorme de resíduos que é jogado na natureza. Eu sugiro você assistir o documentário The True Cost (tem na Netflix)

3 – Reutilizar – Aprenda a levar sacolas retornáveis com você aonde for. Eu carrego uma bem dobradinha dentro da bolsa.  Algo quebrou? Conserte. Dê preferência para comprar produtos usados. Reaproveite vidros no lugar de recipientes plásticos.

4 – Reciclar – O princípio básico da reciclagem é: procure reciclar cada vez menos, diminuindo seu consumo. Você sabia que nem todos os plásticos tem chance de ser reciclados? 1/3 da população brasileira não faz ideia onde vai parar todo o lixo que ela produz diariamente. A maior parte do lixo produzido no Brasil vai parar em lixões e aterros sanitários e quase todos já chegaram no seu limite máximo.

5 – Compostar – Você sabia que uma família de classe média joga fora cerca de meio quilo de alimentos por dia? Procure uma feira no seu bairro, ou participe de feiras orgânicas e faça suas compras com carinho para evitar desperdício. Na compostagem entram os alimentos crus (restos e cascas de legumes, verduras e frutas), mas não alimentos já cozidos e temperados. Então planejar o cardápio da semana ajuda muito a não gerar desperdício. E aprenda a aproveitar as sobras, dê um novo sabor para o resto do almoço do domingo, por exemplo.

Uma vida lixo zero, é uma vida de simplicidade voluntária, baseada em experiências e no ser, nunca em posses. Nesse início de aprendizagem, o que mais me ajudou foi a consciência que a responsabilidade do lixo que eu gero é minha. Se eu compro um produto X, eu estou patrocinando todos os valores que aquela marca prega, então resolvi empregar meu dinheiro em produtos e marcas mais sustentáveis, que se alinhem com os meus valores e com o mundo que em que eu quero viver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s